Jurandir Santos da Silva ou simplesmente Juran, nome artístico que adotou, nasceu em Jacobina, no interior da Bahia, em 24 de Novembro de 1973.

   Aos sete anos de idade transferiu-se para Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, onde vive até hoje e desenvolve o seu trabalho como fotógrafo, técnico de áudio e empresário do ramo de confecções.

   Sua paixão pela fotografia começou aos quatorze anos de idade quando ganhou de um amigo uma câmera analógica de 35 mm, que consumia todo o seu salário com filmes e revelações. Sua primeira exposição, produzida pelo grupo multicultural GAMA, do qual faz  parte,  teve como tema  as flores de Nova Friburgo.

   Em 2009, foi convidado para expor seus trabalhos na Feira Super Rio ExpoFood, no Riocentro, no estande da empresa 4 Mix distribuidora de alimentos que adotou o tema fotografia. Suas obras transformaram o espaço numa galeria de arte e foram elogiadas por jornalistas, arquitetos e designers.

   Juran adora cinema, música (uma de suas paixões), teatro, comida japonesa e a feijoada que o Chef Chico Figueiredo faz.

   Seu trabalho é multifacetado. Juran é capaz de ficar horas a espera da luz ideal para fotografar um inseto ou uma flor. Ao mesmo tempo em que se revela um excelente fotojornalista clicando as mais corriqueiras situações do cotidiano humano. Esteta, perfeccionista, poeta das lentes, Juran é um artista em constante evolução, fruto da sua dedicação quando constrói com sua arte um panorama do mundo repleto das revelações que traduz.

  Sejam bem vindos ao seu site e conheçam um pouco do trabalho primoroso que desenvolve.


David Massena